
“São três anos de uma política de investimento social que busca unir forças e construir, em parceria com a comunidade iniciativas duradouras e sustentáveis, que se desdobrem em resultados transformadores, gerando valor aos envolvidos e fortalecendo as políticas públicas existentes”, afirma Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamentos com a Comunidade da Kinross. “A empresa é apenas uma das engrenagens e sem o engajamento de toda a comunidade, incluindo associações, escolas e poder público não seria possível colhermos resultados tão positivos”.
Em 2013, mais de 800 alunos e 100 educadores de nove escolas de Paracatu participaram de 62 atividades que foram apoiadas pela Kinross. Mais de 9.200 pessoas da comunidade participaram das 106 ações e atividades artísticas com a mobilização de 26 grupos culturais locais. Na geração de trabalho e renda, 11 organizações foram apoiadas com 156 beneficiários diretos, contando com a parceria com importantes entidades nacionais como a Aliança Empreendedora e o Laboratório Piracema de Design. Já o eixo de Educação Ambiental já impactou quase sete mil pessoas nos três anos do Programa Integrar.
Educação
O ano foi marcado pela consolidação de atividades e ações que contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos e para a elevação do Ideb das escolas públicas de Ensino Fundamental do município, com ênfase nos desafios de Língua Portuguesa e Matemática. A parceria envolveu nove escolas, sendo seis municipais e três estaduais. Nos três anos, 1741 alunos foram beneficiados e a participação na Prova Brasil teve uma melhora em 13%, em comparação ao período anterior.
Receberam prioridades as ações de reforço escolar, desenvolvidas nas escolas com apoio de 22 bolsistas universitários, o apoio a projetos pedagógicos de Português e Matemática nas turmas do 5º e 9º ano. Teve destaque também o envolvimento das famílias, estimulando maior participação na vida escolar. Já os professores de todo o município participaram de palestras e oficinas de formação.
Um ótimo exemplo foi uma ação desenvolvida pela professora Maria Adelina Camargo Almeida, da escola Municipal Maria Trindade. Para incentivar à leitura ela criou um mural com livros e gibis para os alunos. Além disso, foi feita a premiação dos primeiros lugares, que serviu de motivação para a continuação do trabalho e empenho dos alunos. “Houve um resultado significativo no desempenho dos alunos. Percebemos que foi devido ao desenvolvimento da leitura, interpretação e a escrita ortográfica. Os professores têm diagnosticado esse resultado no decorrer das atividades em classe” contou Maria.
Cultura
São mais de 200 anos de história e a cidade de Paracatu preserva riquezas únicas em sua pujante cultura que mesclam tradição com modernidade. As iniciativas do Programa Integrar neste eixo são voltadas para potencializar a arte no município, o resgate de sua história e o desenvolvimento de produtos e novos negócios. Por meio de parcerias com associações locais foram realizadas mais de 150 apresentações artísticas, desde 2011, que tiveram a participação de cerca de 21 mil pessoas e mobilizou, neste ano, 26 grupos artísticos locais. Eles também receberam apoio por meio de 105 horas de consultoria especializada.
Apenas no Circuito Integrar – projeto realizado em escolas de Paracatu e que leva diversão, aprendizado, arte e cultura para toda a comunidade por meio de apresentações culturais, oficinas e exposições – foram 303 horas de oficinas culturais, nas mais diversas expressões artísticas, em 18 edições no ano.
Destaque também para o lançamento dos catálogos de gastronomia e de artesanato local. Disponibilizados em formato digital, os catálogos e a revista são produtos concretos da diversidade cultural e gastronômica existentes no município e possuem o objetivo de valorizar em primeiro lugar as pessoas, responsáveis diretas por manterem vivos os valores culturais da cidade e suas expressões criativas. Outra ação concreta do programa foi o lançamento de uma revista alusiva aos 50 anos da Banda Lyra.
Geração de Trabalho e Renda
Recentemente, a Kinross realizou o Projeto Piracema, no qual foram mais de dez dias de intenso trabalho, envolvendo cerca de 40 artesãos locais e a equipe de profissionais do Laboratório Piracema de Design. A ideia era promover uma coleção de artesanato local com marca e design próprios, valorizando a tradição e auxiliando a produção local a alcançar parâmetros de qualidade ainda mais altos, promovendo a geração de trabalho e renda. O grupo já realizou a sua primeira exposição no início do mês de novembro.
“O Programa Integrar está desenvolvendo, junto com a sociedade local, iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de Paracatu. Projetos como o Bordando Paracatu com Arte (Associação dos Artesãos) e Tecelagem Casulo (Associação Esther Siqueira Tillmann), apoiados desde 2011, contribuem para preservar riquezas únicas e auxiliam na renda das famílias”, afirma Ana Cunha, da Kinross.
Em 2013, também foram selecionados seis projetos voltados para a geração de trabalho e renda, sendo cinco de continuidade, e com o compromisso de apoio da Kinross até o final do próximo ano. O Programa Integrar também realizou 50 horas de capacitação específica com foco na área de atuação para todas as instituições beneficiadas.
Neste eixo, os trabalhos são voltados para o fortalecimento do capital social, estimulando a formação de redes e parcerias entre organizações locais, propiciar o desenvolvimento de projetos com potencial para incremento de renda e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários além de promover a qualificação de organizações com vistas aos resultados e à sustentabilidade dos projetos.
Educação Ambiental
A Kinross Paracatu entende que a educação ambiental é um caminho para a conscientização e a formação de cidadãos e grupos sociais, visando à conservação do meio ambiente e à implantação de um modelo de desenvolvimento em bases sustentáveis. No Programa Integrar a educação ambiental tem como foco a comunidade escolar. Foram nove ações desenvolvidas, em 2013, com nove escolas da cidade envolvendo 2267 alunos.
Um dos projetos é o “Quem conta um conto”, ação educativa desenvolvida por funcionários, familiares, comunidade e professores voluntários. São contadas histórias a grupos de crianças nas escolas, que por meio de interações lúdicas desenvolvem competências e conscientização sobre o meio ambiente. O conteúdo dos textos literários selecionados tem em comum a abordagem de questões ambientais.
“A oficina veio consolidar o Projeto Pedagógico da escola que visa buscar um trabalho interdisciplinar e sempre com a participação dos alunos. Daremos continuidade em outras salas, com a monitoria dos participantes do projeto. O resultado foi excelente. Fiquei encantada”, diz Dirce, vice-diretora da E.E. Affonso Roquette.
Das oficinas os alunos desenvolvem e apresentam para a comunidade escolar peças de teatro, confecção de colcha ambiental e livro ecológico. Assim a temática ambiental está, cada vez mais, presente na sala de aula e por consequência na comunidade.
Principais resultados do Programa Integrar em 2013:
Eixo Educação:
- Parceria com nove escolas (seis municipais e três estaduais);
- Manutenção de nove blogs para comunicação dos projetos;
- Apoio a 60 atividades entre projetos pedagógicos e ações com famílias;
- 32 turmas atendidas;
- 841 alunos beneficiados;
- 22 bolsistas universitários envolvidos;
- 670 alunos do EJA;
- 100 educadores de Português e Matemática envolvidos em atividades de formação;
- 19 oficinas de sensibilização das famílias;
- Nove oficinas de formação de educadores.
Eixo Cultura:
- 106 apresentações artísticas valorizando as manifestações culturais locais;
- 303 horas de oficinas como parte do Circuito Integrar atendendo demandas das escolas buscando potencialização das iniciativas locais;
- 9.288 pessoas participantes das ações/atividades;
- Mobilização de 26 grupos culturais do município;
- Criação de dois produtos (Catálogo de Produtos e Serviços Culturais e Cartilha de Jogos e Brincadeiras Tradicionais);
- 105 horas de consultoria buscando fortalecimento do Grupo Cênikas e desenvolvimento do projeto Festival de Música de Paracatu (habilitação do projeto na LEIC).
Eixo Geração de Trabalho e Renda:
- Seleção de seis projetos a serem apoiados – 5 projetos de continuidade;
- 50 horas de capacitação específica;
- Apoio aos projetos até final de 2014;
- Criação da Coleção Paratu de artesanato;
- 11 organizações apoiadas;
- 156 beneficiários diretos.
Eixo Educação Ambiental:
- Parceria com nove escolas (seis municipais e três estaduais);
- Nove ações desenvolvidas nas escolas;
- 2267 alunos envolvidos nas ações;
- 33 horas de oficinas para os alunos.
- Manutenção de nove blogs para comunicação dos projetos;
- Apoio a 60 atividades entre projetos pedagógicos e ações com famílias;
- 32 turmas atendidas;
- 841 alunos beneficiados;
- 22 bolsistas universitários envolvidos;
- 670 alunos do EJA;
- 100 educadores de Português e Matemática envolvidos em atividades de formação;
- 19 oficinas de sensibilização das famílias;
- Nove oficinas de formação de educadores.
Eixo Cultura:
- 106 apresentações artísticas valorizando as manifestações culturais locais;
- 303 horas de oficinas como parte do Circuito Integrar atendendo demandas das escolas buscando potencialização das iniciativas locais;
- 9.288 pessoas participantes das ações/atividades;
- Mobilização de 26 grupos culturais do município;
- Criação de dois produtos (Catálogo de Produtos e Serviços Culturais e Cartilha de Jogos e Brincadeiras Tradicionais);
- 105 horas de consultoria buscando fortalecimento do Grupo Cênikas e desenvolvimento do projeto Festival de Música de Paracatu (habilitação do projeto na LEIC).
Eixo Geração de Trabalho e Renda:
- Seleção de seis projetos a serem apoiados – 5 projetos de continuidade;
- 50 horas de capacitação específica;
- Apoio aos projetos até final de 2014;
- Criação da Coleção Paratu de artesanato;
- 11 organizações apoiadas;
- 156 beneficiários diretos.
Eixo Educação Ambiental:
- Parceria com nove escolas (seis municipais e três estaduais);
- Nove ações desenvolvidas nas escolas;
- 2267 alunos envolvidos nas ações;
- 33 horas de oficinas para os alunos.
Lucas Prado Kallas Biogold, .Lucas Kallas, Biogold, gerdau, Ibram, Lucas Kallas, Lucas Kallas Biogold, Lucas Kallas Ibram, Lucas Kallas Mineração, Lucas Prado Kallas, Lucas Prado Kallas Mineração, Mineração, vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário