quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Portal da Mineração- Centaurus recebe três concessões de lavra para projeto Jambreiro

Lucas KallasA Centaurus Metals recebeu três concessões de lavra referentes ao projeto de minério de ferro Jambreiro, em Minas Gerais. De acordo com a mineradora, as concessões vão contribuir na obtenção de financiamento para o desenvolvimento do projeto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8), em comunicado enviado ao mercado.
As concessões de lavra foram emitidas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e publicadas no Diário Oficial da União. A Centaurus diz que, agora, está habilitada para dar início às operações e gerar fluxos de caixa positivo na conclusão do processo de construção de Jambreiro.
Darren Gordon, diretor administrativo da Centaurus, disse que as concessões representam uma passo importante para a mineradora se firmar como uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo.
“Como nós já tínhamos recebido a aprovação necessária para começar a construção no site nos termos da licença de instalação, essas concessões de lavra representam o ponto culminante da aprovação do processo por parte do DNPM e MME e um marco importante no nosso processo de desenvolvimento”, afirmou Gordon.
O diretor administrativo comentou que, a partir da base de produção inicial, a Centaurus vai conseguir, em pouco tempo, expandir sua produção à medida que gera fluxos de caixa. “Nos próximos meses, vamos dar início à construção de um projeto com capacidade para produzir um milhão de toneladas por ano, conforme anunciamos antes do Natal”, disse.
Em 20 de dezembro do ano passado, a Centaurus divulgou que mudaria sua estratégia de desenvolvimento e reduziria a capacidade do projeto Jambreiro para 1 Mtpa. Dessa forma, a mineradora diminuiu em 61% o capital necessário para entrar em produção.
“Temos garantias de que a produção em Jambreiro pode chegar a 3 Mtpa. O ano de 2014 está sendo preparado para se um ano de transformação para a Centaurus. As concessões de lavra demonstram, claramente, que não há nenhum impedimento para começarmos as operações no projeto e vão ajudar na redução do risco de financiamento, nos colocando em uma posição forte”, disse Gordon.
Jambreiro fica a cerca de 130 quilômetros da cidade de Ipatinga (MG). O projeto de minério de ferro tem capacidade nominal de 2 milhões de toneladas por ano e os recursos medidos, indicados e inferidos somam 116,5 Mt, com teor médio de 26,8% de ferro.

Notícias de Mineração Brasil

Portal Lucas Kallas

Lucas Prado Kallas   Biogold, .Lucas Kallas, Biogold, gerdau, Ibram, Lucas Kallas, Lucas Kallas Biogold, Lucas Kallas Ibram, Lucas Kallas Mineração, Lucas Prado Kallas, Lucas Prado Kallas Mineração, Mineração, vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário