sexta-feira, 21 de março de 2014

Blog Lucas de Prado Kallas -IBRAM defende transporte hidroviário para aumentar competitividade do setor

O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura, foi convidado a proferir apresentação no dia 19 de março, na Câmara dos Deputados, sobre a visão do setor mineral a respeito da utilização das hidrovias para transporte de cargas, em audiência pública da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 5335/09. O projeto transforma operação de eclusas em serviço público.
Fernando Coura foi acompanhado do Diretor de Assuntos Institucionais, Walter Alvarenga. Também participaram executivos da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Agricultura, da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e do Movimento Pró-Logística Aprosoja.
O relator do projeto, Deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR), pretende apresentar seu parecer para votação em maio próximo. O Deputado Bernardo de Vasconcellos Moreira (PR-MG) presidiu a audiência pública.
O dirigente do IBRAM enalteceu a importância das hidrovias para escoar a produção mineral, a exemplo do que ocorre em relação à bauxita, minério de ferro e caulim, além de produtos da indústria metalmecânica. "O custo do transporte hidroviário para a mineração é sinônimo de redução de custos com transporte e, consequentemente, ampliação da competitividade, sobretudo nas exportações", afirmou mostrando aos parlamentares e demais participantes números que comprovam a vantagem econômica de se transportar cargas por hidrovias.
"A economia é de cerca de um terço do valor, na comparação com o transporte rodoviário ou ferroviário", acrescentou. Ele pontou que a conclusão da eclusa do Tucuruí é aguardada pelo setor mineral e metalmecânico, já que viabilizará o polo de produção metalmecânica de Barcarena (PA). O presidente do IBRAM também enfatizou a importância da hidrovia Tocantins-Araguaia para o escoamento da produção mineral, além da advinda do agronegócio.
Fernando Coura também citou o fato de que a o transporte hidroviário irá estimular a produção de gesso no polo gesseiro de Petrolina (PE), que fornece o produto para a indústria cimenteira. "O transporte por hidrovia até Minas Gerais e São Paulo irá baratear o custo do produto para a cadeia produtiva", disse.

Para acessar a íntegra do PL 5335/2009: Clique aqui
Lucas de Prado Kallas
Diretor-Presidente do IBRAM participa de audiência pública na Câmara dos Deputados
Lucas de Prado Kallas
Diretor-Presidente do IBRAM participa de audiência pública na Câmara dos Deputados
Lucas de Prado Kallas
Diretor-Presidente do IBRAM participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

IBRAM – Profissionais do Texto



Nenhum comentário:

Postar um comentário